Os Primeiros Acordes Para Aprender a Tocar Guitarra

Para começar esse artigo uma coisa posso te afirmar, tive uma grande dificuldade quando comecei a tocar guitarra e decidi ser um guitarrista. Aprender os meus primeiros acordes foi essencial para meu desenvolvimento por diversos motivos:

  • Primeiro não tinha um direcionamento certo
  • Segundo porque todo conteúdo que eu via na internet queria aprender
  • terceiro, logo após isso queria tocar toda música que gostava sem ao menos saber os primeiros acordes de guitarra que a compunham, e que por sinal eram até complexos demais para um iniciante.

Hoje posso te afirmar que se você está aprendendo a tocar guitarra, precisa começar aprender acordes. Nada menos do que isso é aceito, afinal, toda música é composta por acordes, e se não ter um mínimo domínio sobre isso, nada pode ser feito.

Entendi também que nas aulas de guitarra para iniciantes nós passamos por momentos que não esperávamos que pudessem acontecer. São dificuldades que vão surgindo ao aprender cada acorde, que nos perguntamos se é normal isso, ou só com a gente que acontece!? Haha

Neste artigo quero que entenda por onde se começa aprender a tocar guitarra, os primeiros passos a serem dados e as dificuldades que surgem como todo começo.

Considere uma aula de guitarra para iniciantes para sair do ponto zero. Vamos começar!

Estudar com um bom professor de guitarra também é essencial. Na internet, o melhor professor de guitarra é o Ozielzinho

Aprendendo a tocar guitarra com os primeiros acordes

Agora chegou o momento de dar o primeiro passo. Todo passo dado na direção certa é mais importante do que a velocidade, lembre-se disso. Todas as músicas são formadas por acordes, e a primeira coisa que se deve aprender são os acordes de guitarra.

Se você não souber tocar os acordes provavelmente não saberá tocar nem uma simples introdução de música ou começará aprendendo a tocar guitarra errado.

Todo início uma dificuldade aparece e nós lidaremos com uma série de falta de habilidade que é comum. Mas com algum tempo e prática seus dedos vão fazer o que exatamente você mandar.

É importante aprendermos primeiro os acordes mais fáceis, e de preferência poucos acordes de guitarra, sugiro começarmos com 10 acordes que são básicos, que estão na imagem abaixo.

Primeiros Acordes de Guitarra

Primeiros Acordes de Guitarra

Aprender esses 10 acordes é sua principal tarefa nesse momento. Para decorar o nome de cada acorde e a posição de cada um, treine a troca de acordes até o momento que desenvolver uma agilidade maior. Para entender melhor essa sequência, veja abaixo a ilustração com o significado de cada parte.

Sequencia de um Acorde

Repare que há uma sequência de números e cada número corresponde a um dedo. A flecha laranja indica quais são as cordas que deverão ser tocadas.

Nós sempre seguiremos a sequência do acorde com a referência do dedo indicador, que nesse caso, começará com a bolinha nº 1 e respectivamente cada número seguirá a sequência dos dedos  que vem depois do indicador.

Posição dos dedos nos acordes de guitarra

Aprendendo a tocar guitarra posicionando um acorde

Aos posicionar os dedos, a pontinha de cada dedo tem que prender cada corda. Para evitar de esbarrar na corda de baixo, arqueie seus dedos.

Evite colocar os dedos em cima dos trastes (que são as barrinhas de metal no braço da guitarra).

Tremedeiras: a dificuldade dos primeiros acordes de guitarra

É claro que todo início nem sempre é fácil obviamente, e com certeza cada um terá dificuldades diferentes no começo de aprendizado. Na maioria das vezes quem começa a tocar guitarra, já nota as tremedeiras e dificuldade surgindo nos primeiros acordes.

Quando se está aprendendo a tocar guitarra para muitas pessoas não parece tão simples assim, o primeiro contato é difícil, pois é uma atividade não praticada antes, igual como qualquer outra quando está no inicio de tudo.

É como se fosse um sedentário e está começando a se exercitar, e isso dependerá de nós mesmo, todo mundo passa uma situação parecida.

Tem que respeitar o intervalo entre exercícios praticados para adaptação e fazer alongamentos para eliminar dificuldade na execução. Isso funcionou muito bem para mim, principalmente quando estava iniciando minhas aulas.

Para você que está aprendendo a tocar guitarra não deixe de fazer, porque traz mais flexibilidade entre os dedos.

Aquecimento e alongamento ajudam muito na hora de tocar e minimizar essa dificuldade para quem está aprendendo a tocar guitarra. Tudo o que pode ser feito nesse difícil começo, para te proporcionar mais facilidade, não deixe de fazer.

Então a dica que te dou aqui é, não deixe de fazer um aquecimento e  alongamento!

E não é só essa dificuldade que pode acontecer como outras que veremos no próximo tópico.

Elimine a dificuldade dos dedos separados nos acordes de guitarra

Você começou a ter dificuldade de separar os dedos nos acordes de guitarra? isso é mais comum do que se pensa quando esta aprendendo a tocar guitarra, e não pense que é só com você. Ocorre com muitos quando estão começando.

A dificuldade de não separar os dedos nos acordes de guitarra não é um problema. Algumas pessoas não teêm coordenação e agilidade, por isso surge essa dificuldade em manter os dedos bem posicionados.

Vou começar com uma dica simples, mas útil. Comece com calma, coloque um bom som para relaxar e faça um Air Guitar para ganhar coordenação e agilidade. Para quem não sabe, Air Guitar significa ‘guitarra imaginária’, que seria o ato de simular que está tocando guitarra sem possuí-la de fato.

Isso parece estranho, mas serve como um ‘aquecimento mental’ para você estar mais relaxado e preparado, acredite, isso funciona!

Não deixe de fazer mais movimento com o pulso e menos com o braço, nem que seja em passagem com apenas 2 ou até 3 cordas, da para palhetar usando o movimento circular do pulso.

Outra dica e que me ajudou bastante a corrigir os detalhes é treinar sem efeito na guitarra. Isso ajuda você a identificar a nitidez do som quando está aprendendo a tocar guitarra, e caso ocorra de “pipocar” em algum acorde ou palhetada, fica fácil identificar e corrigir.

Portanto ao estar aprendendo a tocar guitarra, tenha cautela, não se precipite em desistir por causa dessa falta de habilidade, afinal, todos guitarristas tiveram um dia nesse mesmo lugar.

CONCLUSÃO

Quando estiver aprendendo a tocar guitarra, comece pelo básico e ncessário. Os acordes são o primeiro passo para começar aprender. Comece sempre com poucas notas e que sejam fáceis, até pegar o jeito.

As dificuldades aparecerão e isso você identificará conforme for praticando, porque é mais normal do que se pensa, e não esqueça de seguir as dicas, são simples mas funcionam.

Não tem segredos, e toda aula de guitarra para iniciantes tem que começar devagar e ser consistente.

Assim como hoje tenho domínio sobre uma guitarra, no começo não sabia como aprender a tocar, ou seja, estava totalmente perdido.

Esse é um breve resumo para você começar, e tenho certeza que já estará na direção certa. Espero que tenha sido útil para você e ajudado a dar o seu primeiro passo. Gostaria de saber o que achou deste artigo e se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar, que vou te responder assim que ler :)

Um forte abraço
SUCESSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *