O que é um Home Studio

Muitos estão comentando sobre Home Studio, mas nem todos sabem do que se trata. Esse é o nome que se dá ao estúdio de gravações montado em casa. Home que dizer casa, e Studioestúdio. Nada mais simples.

Na verdade, o conceito por trás de um Home Studio também é muito simples. Esse tipo de estúdio é praticamente todo baseado em computador, com alguns softwares musicais embutidos. Também, alguns hardwares específicos são exigidos para esse tipo de montagem.

Muitos músicos sonham com a possibilidade de gravar seus projetos em CD ou MP3, para divulgar pela Internet e quem sabe, vender o CD para uma legião de fãs. Isso pôde ser viabilizado pelo Home Studio. Agora qualquer músico pode aprender como montar seu próprio estúdio de gravações em casa, e gravar seus trabalhos com alta qualidade.

Muitos se perguntam se é caro montar um estúdio musical em casa. A resposta para essa questão é bastantes simples e passa por um treinamento, onde se aprende quais equipamentos utilizar, os métodos de produção; além de aprender sobre mixagem, masterização e uma série de “rituais” que permitem que a resultado final seja extremamente profissional e de excelente qualidade.

Para aqueles que não são músicos, também é possível realizar o sonho de ter um estúdio em casa. Muitos músicos aceitarão o seu convite para tocar em seu estúdio, assim, trocando gravações, você terá quantos músicos desejar para produzir seus trabalhos musicais.

Existe o caso de um senhor chamado Paulo, que “arranhava” o violão, nada mais do que isso. Após a montagem de seu Home Studio, ele foi capaz de reunir os músicos de sua igreja para tocar em seus projetos artísticos. Isso resolveu completamente a questão dele não ser tão bom músico, além de ter permitido que ele trocasse experiências com todas essas pessoas que também compartilham da mesma paixão.

Home Studio é mais do que um estúdio em casa; é também uma fonte de inspiração para músicos e afins.

Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *