Como a Tecnologia Causa Mudança na Vida dos Músicos

Houve um tempo, em que ser músico era sinônimo de uma vida difícil, onde, para você se sustentar realizando este tipo de trabalho, era quase que impossível. Mas nesse artigo você vai descobrir como a tecnologia causa mudança na vida dos músicos.

Muito eram os sonhos: ser contratado por uma gravadora, ter um empresário para custear seu trabalho, ser reconhecido e valorizado pelo que faz. Poucos conseguiam enfrentar tudo isso e atingir o ápice musical com um reconhecimento satisfatório.

Os tempos mudaram e junto com a tecnologia, vieram as facilidades. Os músicos também se beneficiaram dos avanços tecnológicos. Além de muitas redes sociais especificas para eles, há uma série de aplicativos, softwares que auxiliam na gravação de faixas e vários cursos de guitarra rock.

Há também uma maior facilidade para a divulgação do conteúdo produzido pelo músico. Através da internet, os músicos podem divulgar seus trabalhos e obter um reconhecimento muito mais fácil, se comparado com antigamente.

Carreira mais sustentável e independente

O trabalho que atualmente une cultura a internet, garantiu uma carreira mais sustentável e independente. Quando a tecnologia é usada para ampliar os conhecimentos musicais, torna-se automaticamente um aliado essencial.

Por outro lado, há muitas informações equivocadas, errôneas sobre assuntos vitais para a carreira de um músico. Talvez no Brasil, isso ainda não seja representado firmemente.

Houve uma banalização musical nos últimos anos e muitos culpam a internet, por ter tornado a música, uma arte, como tarefa em que qualquer um possa realizar.

O divisor de águas disso tudo é buscar a validação das informações, não tornar-se preguiçoso e utilizar a tecnologia, a internet, como apenas uma ferramenta de seu repertório.

Dependência tecnológica

A dependência tecnológica, gera inclusive, trabalhos que incorretos, afetam ao meio musical de forma considerável e o que antes era uma maneira de expressão, torna-se um artefato perigoso, sem quaisquer indícios de fundamento

Em especial, aos músicos independentes, a tecnologia traz uma situação inédita e animadora: A chance de gravar suas músicas com somente um laptop.

As oportunidades são imensas e compositores que antes escreviam suas músicas no papel, hoje utilizam equipamentos especializados e são beneficiados sem muitos gastos adicionais.

Mudança na vida dos músicos

No Brasil, essa forma atual de ser músico vem ganhando espaço com muita força e lentamente, a indústria fonográfica renova-se e busca acertar com maior frequência, os passos na tecnologia.

Segundo dados da Associação brasileira dos Produtores de Discos, as vendas digitais tiveram um aumento de 159% em relação aos anos anteriores mas em compensação, a venda de CD’s caiu mais de 80% nos últimos 6 anos.

A tecnologia cada vez mais, abre espaço para a música e por si só, vem renovando e inovando, trazendo alegria, um campo maior de expressão e realizando o sonho de reconhecimento de muitos músicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *