fbpx
Instrumentos Musicais

5 Instrumentos Musicais mais procurados por quem quer aprender a tocar

Alguns instrumentos musicais são muito mais populares em determinados locais do que em outros. No Brasil, o violão está no topo da lista dos instrumentos mais conhecidos e utilizados. Há uma razão muito simples para tal fenômeno: este instrumento é tido como um dos mais fáceis de aprender e um dos mais acessíveis em termos financeiros.

De fato, a sua popularidade é tamanha que, quando as letras das músicas mais ouvidas são divulgadas em revistas ou na Internet, muitas delas já vêm com os acordes para se aprender a tocar no violão.

Instrumentos Musicais mais procurados por iniciantes

Instrumentos Musicais para iniciantes

O violão pode ser encontrado em muitas casas, pronto para ser tocado a qualquer momento. Existem cursos à distância ou presenciais para atender a cada necessidade de aprendizado, embora muitos consigam aprender a tocar sozinhos, com a ajuda das cifras e de instruções, como no kit de técnica para guitarra rock 2.0, ou outros que podem ser encontradas na web.

Alguns cuidados, porém, pode fazer desse aprendizado uma experiência mais agradável. Alguns músicos recomendam o uso de cordas de plástico no início – elas fazem um som diferente, mas machucam menos os dedos. Outra alternativa viável é a palheta, que evita o contato com as cordas.

Muitos costumam mudar do violão para a guitarra posteriormente, o que já pode ser metade do caminho para aprender a tocar este instrumento. Novamente, as cifras podem ser de grande ajuda, já que ambos os instrumentos musicais possuem o mesmo número de cordas.

Aqui, a palheta tem um papel ainda mais importante do que para o violão, facilitando o dedilhar, já que as cordas de aço da guitarra são ainda mais firmes do que no violão.

Instrumentos Musicais violao

Em terceiro lugar na lista dos instrumentos musicais mais populares vem o teclado que, assim como a guitarra e o violão, é um instrumento fácil de encontrar, de baixa manutenção e simples de aprender. Com um bom manual à mão e alguma dedicação, é possível tirar músicas em pouco tempo, e até arriscar um pouco na versão piano.

O teclado, inclusive, é a alternativa para quem não pode comprar um piano, que apesar de popular, não é barato, nem simples de aprender e transportar. Especialistas afirmam que aprender a tocar piano pode levar cerca de dez anos, mas muitos conseguem aprender sem esforço.

Por fim, a bateria entra na quinta posição na lista dos mais populares. Ela apresenta o mesmo problema do piano em relação ao seu tamanho: não é um instrumento que se possa carregar para qualquer lugar sem a ajuda de um meio de transporte. Por outro lado, muitos podem aprender a tocar sem professores, na base da experimentação, e até se tornarem profissionais sem ter cursado aulas.

1 comentário em “5 Instrumentos Musicais mais procurados por quem quer aprender a tocar”

  1. Aprendi o violão. Aliás, ainda estou aprendendo, porque nunca se sabe tudo sobre esse infinito e maravilhoso instrumento.
    Talvez o violão seja o mais fácil instrumento pra se aprender e tocar. Porém, assim mesmo ele nada tem de fácil. O mesmo posso dizer da guitarra. Violão e guitarra são os mais acessíveis ao público e os mais fáceis de tocar. Mas se engana redondamente quem pensa que eles são de fato fáceis. É preciso uma dedicação imensa pra dominá-los, sem desanimar ou desistir. Essa coisa de serem os mais fáceis e procurados é verdadeira, e ao mesmo tempo é uma faca de dois gumes, pois na hora de a onça beber água e segurar o instrumento pra tirar a mínima nota, aí bate aquele medão e desespero e o pensamento de impotência de conseguir êxito em tocar.
    Mas vale a pena! Não troco meu violão por nada! Até gosto de uma guitarrada também, mas pra mim o violão é sagrado!
    Deus abençoe eternamente quem quer que tenha inventado esse diivino instrumento musical! O mesmo vale pra quem inventou a a guitarra, outro bendito instrumento maravilhoso!
    Só sei que sem violão nem guitarra, o nosso mundo seria extremamente tristonho, tanto para a juventude quanto para as pessoas de quaisquer idades que são amantes da Música!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *