Descubra por que o dia 13 de junho é Dia Mundial do Rock

No 13 de Julho de 1985, o músico Bob Geldof organizou o Live Aid, um concerto com shows simultâneos em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos, que tinha como objetivo arrecadar fundos para o fim da fome na África. O evento ficou marcado pela presença de grandes astros do Rock, como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath, e foi transmitido para mais de 100 países, sendo uma das maiores transmissões de televisão, via satélite, de todos os tempos. Desde então, o dia 13 de Julho ficou marcado como o Dia Mundial do Rock e o Live Aid até hoje é lembrado como um evento histórico na música.

Mas o Rock, evidentemente, nasceu muito antes disto. Foi na década de 50, nos Estados Unidos, com a mistura de vários ritmos, que deu-se origem ao Rock’n’Roll. A canção “Rock Around The Clock” de Bill Haley pode ser considerada como um dos primeiros grandes sucessos do rock.

De lá para cá, o Rock passou por diversas fases e gerou diversos subgêneros e incontáveis estilos, mas até os dias de hoje, o Rockabilly dos Anos 50 e 60, com seus belos riffs de guitarra, é o mais lembrado em festas temáticas e quando se comemora o Dia Mundial do Rock.

No Brasil, o primeiro movimento musical influenciado pelo Rock foi a Jovem Guarda, nos Anos 60. A precursora do rock no país foi a cantora Celly Campello, que atingiu sucesso nas rádios em 1959 com uma versão em português de Stupid Cupid de Connie Francis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *