Como aprender a ler partitura de uma forma fácil e descomplicada

É muito importante que todo músico tenha o interesse de como aprender a ler partitura. Afinal de contas, esse item é fundamental para todos os músicos que querem seguir a carreira musical, seja para produtores de músicas, seja o instrumentista ou vocalista.

Por isso, aprender a ler partitura facilitará bastante a qualquer músico a tocar uma música, mesmo que ele tenha uma boa percepção para tocar de ouvido.

Saiba que a maioria dos músicos não sabe o procedimento da origem conceitual de uma harmonia ou de uma melodia teoricamente falando. Inclusive, aqueles que tocam algum instrumento musical de ouvido e que sabem aplicar acordes ou criar uma escalar.

Daí, quando encontra outros músicos conceituados ficam completamente perdidos por não saber ler uma partitura.

Afinal, saber ler partituras traz muitos horizontes no sucesso da música para quem quer seguir carreira. Também há quem diga a história do músico renomado Walmir Borges.

Um grande músico que tocou com grandes artistas como Alexandre Pires, Exalta Samba e outros artistas, mas que teve de aprender a ler partitura para poder conquistar o seu nome no mercado.

Bom, nesse artigo vamos te mostrar alguns primeiros passos que você precisa saber para começar a aprender a ler partitura.

Por fim, conhecendo esses elementos você estará no caminho certo para começar a ter uma noção de que aprender a ler partitura não é um bicho de sete cabeça, basta só ter um pouco de paciência e dedicação. Então, vamos lá!

Primeiros passos de como aprender a ler partitura

  • Para começar aprender a ler partituras é fundamental conhecer as sete notas musicais, nos quais são: o DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e o SI. Por meio dessa sequência de notas é que podemos aplicar através de figuras musicais a escrita da leitura musical de uma partitura.
  • O segundo passo é conhecendo o pentagrama, que são cinco linhas paralelas horizontais e que se formam quatro espaços. Sendo que ambos, tanto as linhas como os espaços, são enumeradas ou contadas de baixo para cima , e que se escrevem as figuras de notas tanto nas linhas e nos espaços.

como aprender a ler partitura

Lembrando que, essas 5  linhas e espaços são insuficientes para uma escrita da música para alguns determinados instrumentos. Afinal, sua extensão de notas precisa de mais espaço e linhas para graves e agudos para suprir todas as notas explorada nesse instrumento. Estas são chamadas de linhas suplementares superiores e inferiores.

  • Próximo passo é conhecer as figuras que representarão as notas das escritas. Estas podem ser breve, semibreve, colcheia semicolcheia, fusa e semifusa. Essas notas são representada por bolinas brancas e outras pretas com caldas representando cada valor de um tempo como representa a imagem abaixo

porém nesse inicio de estudo vamos só colocar figuras com bolinha branca, no caso da semibreve para identificar cada nota.

Conhecendo os sinais

  • Quarto passo é conhecer a clave, que é um determinado sinal colocado no início do pentagrama para identificas as notas localizadas em seqüência da escrita musical, existem vários tipos de clave que são a clave de SOL escrita na 2ª linha, a clave de FÁ escrita na 3ª e 4ª linha e a clave de DÓ que são escritas na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linha. Porem a clave que é mais usada é a clave de sol na 2ª linha, e é a que vamos estudar agora por enquanto.

Clave de Sol partitura

Como vemos na imagem ao lado a clave de sol é escrito na segunda linha, então o segredo estar nessa segunda linha em que a nota que for colocada em cima dessa linha será chamada de nota sol.

  • Próximo passo depois que identificou a nota na 2ª linha que é a nota sol, aí é só aplicar as notas em seqüência das escalas de acordo com sua altura utilizando as sete notas musicais.

É importante também que depois que conhecer todos esses elementos dos símbolos musicais, você pode criar diversas exercícios com notas aleatórias na pauta musical. Isso ajuda a decorar as posições de cada nota do pentagrama como técnica de memorização.

Existem varias formas de como aprender a tocar guitarra rock 2.0 que facilitará no aceleramento do aprendizado, e que você pode aprender em pouco tempo, e isso só depende de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *