Quer Começar Aula de Guitarra Online? 3 Dicas Antes de Aprender a Tocar

Em meu começo de guitarra, insisti no erro em que a solução era simples, confesso que demorei um pouco para perceber.  Mas sempre tive dificuldade em aprender determinadas coisas porque sempre buscava esse conhecimento sozinho, em especial quando comecei a tocar guitarra, o que foi um grande erro. Entre vantagens e desvantagens posso afirmar que as desvantagens são maiores que as vantagens, afinal, você é o seu professor particular e nem sempre está no caminho certo.

Como exemplo, posso citar que pensei por um bom tempo na ideia que teria que começar com violão para em seguida começar a tocar guitarra. Depois veio a dificuldade para pagar um professor particular ou um curso de guitarra presencial, e como minhas condições financeiras não eram aquelas coisas, era impossível começar minha aula de guitarra.

Além de tudo essa montanha de materiais e informações que na maioria das vezes até ensina alguma coisa, é mais provável que te deixará perdido, porque o excesso de informação acaba atrapalhando, e você não consegue focar em um único assunto, por fim a sua evolução fica comprometida. Tudo isso foi acumulando e demorei muito tempo para descobrir o que não tem segredos.

É fato que não precisa começar com violão para depois aprender a tocar guitarra. Também não precisa de professor particular ou curso presencial para ter aula de guitarra, como hoje existe aula de guitarra online de qualidade, tão eficiente quanto o presencial.

Os materiais de internet que na maioria das vezes fazem nos perder, resolve-se quando você encontra uma fonte de informação que te ensine o caminho certo. E posso te afirmar que existem já aula de guitarra online que te ensina o necessário para começar, e que está a sua disposição não custando nem um décimo do valor que pagaria por ai para acessar o mesmo conhecimento oriundo de outras fontes.

Ao longo desse artigo você vai entender benefícios de começar com a guitarra, saberá porque a aula de guitarra com professor particular pode não ser a melhor opção e como os materiais disponíveis na internet gratuitamente nem sempre te ensina a tocar guitarra passo a passo. Entenda essas dicas para você não errar o que eu errei e comece certo. Vamos lá!

Guitarra X Violão: Por onde devo começar?

Violão e Guitarra

Vejo que essa comparação ainda continua sendo uma grande dúvida para se aprender a tocar guitarra, e deixa muitas pessoas confusas com essa decisão, caso comece a ter aula de guitarra. O que confunde realmente é que algumas pessoas pensam que é melhor começar a tocar violão para depois aprender tocar guitarra. Guitarra e Violão são instrumentos parecidos, mas muito diferentes em sonoridade, aspectos físicos e valores.

O que acontece é que muitos que começam pela guitarra, já querem aprender logo solos, riffs entre outras habilidades para estar detonando. Mas acabam não aprendendo o básico, que são acordes, ritmos entre outras coisas básicas. No violão você tem uma característica mais didática a princípio, por isso alguns recomendam começar com o violão, o que não é uma verdade.

Uma dica que dou é: comece aprendendo a tocar guitarra com guitarra (rs), mas não deixe de aprender bases. Se você quer aprender a tocar guitarra, então nada mais óbvio que você começar pela guitarra. Para quem quer ser um guitarrista, começar já na guitarra é excelente, porque você não vai sofrer com readaptação de braço, nem de cordas e nem sofrer com a diferença de tocabilidade.

Se você está decidido a tocar guitarra, tirou a conclusão que o negócio é mesmo guitarra, e não tem mais dúvida sobre isso, vai com tudo na guitarra. Depois dessa decisão, se não tiver mais dúvida, o próximo passo ficará mais fácil, como veremos no próximo tópico.

O melhor custo benefício para ter aula de guitarra online

Vamos dizer que você já se decidiu começar pela guitarra ou não tinha nenhuma dúvida em relação a isso.  Seu próximo passo será aprender a tocar guitarra com fontes certas, que ensine o que realmente é necessário.

O problema que muitas pessoas têm, é dificuldade para pagar uma aula de guitarra ou curso presencial com professor. Existe ainda outro problema que não se deixa passar batido: será que você estará aprendendo a tocar guitarra de forma eficiente ou irão te enrolar para ganhar mais tempo e dinheiro em cima de você?

Nem todas as pessoas têm condições de ficarem pagando pelas aulas, que por sinal nos dias de hoje não são baratas, e 1 hora de aula de guitarra pode custar caro e um curso presencial mais caro ainda.

Existem diversas opções, desde um curso de guitarra presencial, um curso de guitarra online, professor particular e raramente uma escola de guitarra. Essas diferentes maneiras de se aprender a tocar deixa muitas opções para decidir, o que na verdade não é ruim, porque podemos escolher o melhor caminho.

O acompanhamento de vídeo aulas hoje já é uma realidade estabelecida e tem trazidos tão bons resultados quanto qualquer outra maneira de se aprender a tocar. Um curso de guitarra online hoje é tão compensador que te dá flexibilidade de tempo, autonomia e tempo de execução dentro da sua capacidade de aprendizado.

Aprender a tocar guitarra dessa maneira tem sido muito divertido e harmonioso, o que dentre todos os critérios, é o que realmente mais traz um custo x benefício para quem quer aprender, além de tudo seu bolso e dinheiro agradecem com a certeza de poder usar em outras necessidades.

Bons materiais online para tocar guitarra

Aula de Guitarra Online

Quando estamos procurando bons materiais na internet, logo deparamos com uma avalanche de informações desconexas, confusas e sem uma sequência para prosseguirmos a cada aula. Isso traz muita dificuldade de encontrar um bom material que possibilite ter aula de guitarra online passo a passo, para aprender a tocar de forma correta e sequencial.

Geralmente tutoriais e vídeos que estão disponíveis na internet são bagunçados, cada um abordando diversos assuntos sem uma sequência lógica, o que por sinal acaba nos deixando perdido sem um direcionamento certo.

O passo a passo para aprender a tocar guitarra, é o que muitas pessoas precisam e que muitas vezes não é passado de forma clara na maioria dos materiais que as pessoas consomem, como eu costumo dizer “se não tiver uma direção certa, qualquer caminho serve”.

É igual qualquer outra atividade que precisa de uma sequência e didática para se obter o domínio no que se faz. Como tenho dito, materiais na internet como tutoriais e vídeos não faltam, mas há uma grande diferença do que se tem na internet para aprender e o que você deve realmente aprender tocar inicialmente.

Portanto quando você optar por um bom material de estudo na internet escolha a aula de guitarra online que tenha referência, e analise a proposta que é passada para saber se é útil para você começar. Isso te leva ao seu objetivo mais rápido tornando seu aprendizado eficiente, como consequência, ser um excelente guitarrista.

Conclusão

Muitas pessoas quando já se decidiram que a guitarra é aquilo que elas querem, não há razão para começar com o violão.

Com os dias de hoje corrido e sem muito tempo para fazer diversas tarefas, o curso de guitarra online te proporciona uma série de benefícios que colaboram para seu dia ser mais produtivo e disponibiliza tempo necessário para praticar o que é aprendido, gerando mais tempo e flexibilidade.

Nem todas as informações disponíveis de graça na internet, auxiliam de forma eficiente e leva no caminho certo, entretanto existem excelentes cursos de guitarra online para você começar.

Gostaria que deixasse um comentário abaixo, caso você viveu alguma experiência com aula de guitarra online quando começou ou se pretende começar a tocar. Se tiver alguma dúvida não deixe de perguntar, que eu vou te responder.

Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *