Dicas de Aula de Guitarra Para Iniciantes Serem Mais Eficientes

curso de guitarra ozielzinhoMuitos quando estão começando a ter aula de guitarra, observo uma coisa bem comum entre eles, e isso deixa alguns detalhes passarem despercebidos justamente porque são simples, mas se colocados em prática ajudaria a aula de guitarra para iniciantes ser mais eficiente e consequentemente aprenderia mais rápido.

É um problema comum que uma grande parte das pessoas quando começam aprender a tocar guitarra se prende a teoria e não coloca a prática como prioridade. Sabia também que aprender guitarra sentado ou de pé pode influenciar no seu desempenho inicialmente?

Que alguns mesmo não aprendendo certas técnicas, já partem para outros tópicos de aula de guitarra por querer rapidamente tocar uma música, fazer um solo harmonioso entre outras coisas, e isso atrapalha o aprendizado por falta de dominar os fundamentos.

Nesse artigo quero tirar algumas dúvidas que chegam a ser bobas, mas para você não fazer como a maioria faz e conseguir ter mais eficiência para aprender a tocar guitarra, em um tempo menor do que precisaria. Vamos la.

Menos teoria e mais prática na aula de guitarra para iniciantesaula de guitarra para iniciantes

No decorrer de minha trajetória como guitarrista percebi um erro que compromete muito o aprendizado, e pode ser evitado. Ficar o maior tempo na parte teórica e menos tempo na parte prática é um problema comum dos que estão começando a ter aula de guitarra.

É claro que todo começo precisa ter sua base teórica e didática, afinal, a maioria estará começando do ponto ‘zero’. Mas aula de guitarra para iniciantes na minha visão precisa constituir a maior parte de prática.

Reservar um tempo na parte teórica não é ruim, mas muitas pessoas se prendem a maior parte do tempo nisso e focam menos na parte prática, onde deveria ser o maior tempo.

Eu como guitarrista posso te afirmar, a parte prática é onde leva o guitarrista as suas habilidades e descobertas, e quanto mais você fizer isso, mais será fácil de aprender também.

Perceba que não é só com aula de guitarra para iniciantes que isso acontecerá, mas em qualquer estágio que você esteja ou qualquer outro instrumento musical.

Isso é essencial para o seu desenvolvimento, e se quiser ser um guitarrista conceituado, isso será inevitável. Esse é apenas um detalhe como veremos outro logo abaixo.

Aprender a tocar guitarra sentado ou de pé?

Aprender Tocar Guitarra Sentado

Essa é uma dúvida básica e que muitos já vieram perguntar para mim. É claro que a maioria veem guitarristas tocando em pé, mas temos que levar em consideração o cenário, os shows e a agitação que o público tem perante o ritmo da música.

Algumas pessoas complicam esse aprendizado querendo começar a tocar em pé, o que de certa forma não está errado, mas já querem performar no mesmo momento e obviamente não será a melhor alternativa para começar, além de incomodar um pouco se você não é acostumado, principalmente no início.

Se você começar a ter aula de guitarra para iniciantes, como o próprio termo diz, é correto afirmar que temos que começar com uma metodologia mais básica e que traga uma estrutura mais fácil para aprender, nesse caso eu diria que tocar guitarra sentado é a melhor alternativa inicialmente.

Muitos profissionais que ensinam a tocar guitarra, já diziam que é correto tocar na posição de estudo, ou seja, sentado com o corpo da guitarra batendo praticamente no peito e o pulso mais ‘quebrado’ possível.

É importante frisar que isso não é uma regra, mesmo porque guitarristas tocam em pé e outros tocam sentados, mas como o principal tema aqui é aula de guitarra para iniciantes e como ter mais eficiência para se aprender, é válido dizer que sentado é mais favorável, além de tudo não deixa dúvidas que é mais confortável também.

Quando estiver com um desenvolvimento melhor e a princípio ter posto em prática o que é passado em um curso de guitarra, é importante intercalar para não se acostumar ficar sentado.

O guitarrista tem que ser dinâmico e sempre estar apto a tocar nas duas posições, afinal de contas, no futuro você pode estar em um palco e a música não te deixar ficar sentado, seja pelo estilo da música, o ritmo ou agitação do público. 😛

kit de técnica para guitarra rock 2.0

Identifique suas dificuldades e aprimore

Lembro-me muito bem quando iniciei e a fase que passei, foi um desastre, assim como todo o iniciante passa por alguma dificuldade. Não só comigo, mas igual à maioria que tem alguma dificuldade de coordenação, de ritmo e agilidade em sua aula de guitarra, isso provavelmente vai acontecer com você.

Algumas pessoas conseguem aprender a tocar guitarra mais rápido, outras mais devagar, mas terá alguma dificuldade acentuada em uma das características que citei.

Isso tem uma solução: identifique e treine. Querer passar para um próximo tópico da aula sem estar dominando o que é fundamental, só atrasará seu aprendizado e dificultará sua compreensão nos próximos tópicos.

Uma aula de guitarra para iniciantes é igual a construir uma casa, tudo começa no alicerce para ter um bom embasamento, e depois constrói as paredes e por ai vai.

Isso é o que sempre enfatizo, porque identificar suas dificuldades e treina-las até ter domínio, será igual um alicerce mais sólido, que mesmo com muitas adversidades, estará bem fixado e estabelecido em seu lugar.

Sugiro que você dedique algumas horas por dia, e se quiser mais tempo para aprender, faça o curso kit de técnicas para guitarra rock 2.0, poderá ser mais produtivo.

Pode treinar e aprender no conforto da sua casa, a hora que quiser e quando quiser, respeitando seu tempo de aprendizagem. Uma outra sugestão e ótima forma de aproveitar mais o seu tempo aprendendo a tocar em um curso de guitarra online, é separar 1/3 do tempo para aprimorar as técnicas que você tem mais dificuldade e treina-las até o domínio.

Não tenha pressa para aprender quando surgir as primeiras dificuldades, e tenha consciência que isso acontece com todos que estão começando a tocar guitarra. É um processo natural que todo ser humano passa para estar se aperfeiçoando e dominando novos conhecimentos na vida.

Conclusão

Tudo começa do ponto ‘zero’, é a lei da vida. Com certeza a pratica é mais importante do que a teoria, mas não pode apenas aprender uma só.

Quando for tocar guitarra, sentado ou de pé é mais uma questão de escolha, mas quem está aprendendo a tocar ou começando um curso de guitarra, tem que se enquadrar no que proporciona mais facilidade, e tocar guitarra sentado te garante isso.

É óbvio que quando aprender a tocar guitarra, dificuldades aparecerão, em algumas técnicas e em outras não, e quando identificar isso, tente corrigir treinando cada vez mais, afinal quanto mais se pratica mais se aprende e aprimora.

Espero que tenha esclarecido melhor isso pra você e que te motive a começar desde já para ser um guitarrista de sucesso.

Deixe um comentário para eu saber o que achou. Se surgir alguma dúvida, não deixe de perguntar. o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *